Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pés no chão

Interior do Bella Center

O “Trade and Climate Change Day”, organizado pelo International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) reuniu, hoje, os papas do comércio internacional. Entre os participantes que debateram as potenciais interferências das negociações climáticas no cenário do comércio internacional, estava James Bacchus, ex-presidente do Órgão de Apelação da Organização do Comércio Internacional.

Os palestrantes do evento foram unânimes ao afirmarem que os países desenvolvidos, submetidos a metas de redução de emissões, estarão tentados a adotarem medidas de equalização de competitividade entre produtos nacionais e importados. Representante da OMC presente no evento afirmou que causa preocupação a adoção de border tax adjustments, alocações gratuitas de permissões de emissões baseados em critérios pouco transparentes, e a concessão de subsídios a agricultura como forma de compensação de emissões de outros setores.

A conclusão de acordo global que defina os compromissos dos paises membros da Convenção, essencialmente os mesmos da OMC, deverá reduzir a probabilidade de ocorrencua de litígios comerciais. Por precaução, os Países em Desenvolvimento buscam a declaração expressa dos países desenvolvidos de que não serão comercialmente retaliados por medidas unilaterais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário