Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pés no chão

Interior do Bella Center

O “Trade and Climate Change Day”, organizado pelo International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) reuniu, hoje, os papas do comércio internacional. Entre os participantes que debateram as potenciais interferências das negociações climáticas no cenário do comércio internacional, estava James Bacchus, ex-presidente do Órgão de Apelação da Organização do Comércio Internacional.

Os palestrantes do evento foram unânimes ao afirmarem que os países desenvolvidos, submetidos a metas de redução de emissões, estarão tentados a adotarem medidas de equalização de competitividade entre produtos nacionais e importados. Representante da OMC presente no evento afirmou que causa preocupação a adoção de border tax adjustments, alocações gratuitas de permissões de emissões baseados em critérios pouco transparentes, e a concessão de subsídios a agricultura como forma de compensação de emissões de outros setores.

A conclusão de acordo global que defina os compromissos dos paises membros da Convenção, essencialmente os mesmos da OMC, deverá reduzir a probabilidade de ocorrencua de litígios comerciais. Por precaução, os Países em Desenvolvimento buscam a declaração expressa dos países desenvolvidos de que não serão comercialmente retaliados por medidas unilaterais.


Curtas de hoje.

Fila para entrar no Bella Center. Muitas pessoas e frio.


Panela de pressão

De hoje até sexta-feira, a entrada ao Bella Center será gradualmente limitada para ONGs e imprensa, o que promete confusão. Segundo o que se houve nos corredores, no dia final da Conferência, só será permitido o acesso a 90 representantes de ONGs. Será falta de espaço ou medo da reação da sociedade civil?


Movimento dos Sem Teto de Copenhague (MSTC)

O presidente Lula e a primeira-dama chegam hoje à Copenhague. Dizem nos corredores que, devido à falta de hotel, parte da delegação deixou seus hotéis para dar lugar ao casal e seus assessores...


De brasileiro para brasileiro

Ao longo do dia, na sala da delegação brasileira, aqui na COP-15, acontecem eventos organizados pelo governo e associações de empresas, onde brasileiros falam para brasileiros
.

“Seal the Deal!”

Terminou há pouco a cerimônia que deu inicio ao denominado “segmento de alto nível” da COP-15 e MOP-5, fase final das negociações, da qual participarão mais de cem chefes de Estados. Entre as autoridades presentes, destaco a presença do Secretário Geral da ONU, da Ministra do Meio Ambiente da Dinamarca e do Príncipe Charles, que com discursos alinhados e inflamados, conclamaram os delegados a concluirem o acordo climático. Ban Ki Mon falou no início de uma nova era, enquanto o Príncipe Charles afirmou não haver solução para o clima, que não inclua as florestas, aliada a produção de alimentos. A Ministra dinamarquesa disse que o sucesso da conferência esta sob alcance dos nossos líderes e que deverão assinar o acordo até sexta-feira pois não há outra escolha.

O consenso é possivel, mas nossos representantes deverão trabalhar nos próximos três dias para decidirem a linguagem que satisfaz a todos os 192 paises e o grau de seu comprometimento legal. O mundo está de olho!