Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Curtas


Agora, já em solos dinamarqueses, seguem primeiras impressões:


O caos impera na COP-15

O enorme número de participantes e a inacreditável falta de planejamento da ONU levaram milhares de delegados e observadores a ficarem do lado de fora do centro de convenções por cerca de sete horas, expostos à chuva e à neve, até conseguirem suas credenciais. Se isso tivesse acontecido no Brasil, seria chamado de coisa de terceiro mundo...


A delegação brasileira é pop

Nossa delegação brasileira conta com alguns ministros, dezenas de governadores, centenas de legisladores e secretários, quase mil assessores e, pasmem, até um ator, o novo climático Victor Fasano.


Ministra Dilma fala sobre o posicionamento do Brasil em Copenhague

O discurso da Ministra Dilma Rousseff, durante evento da COP-15, não empolgou a platéia, composta, em sua quase totalidade, por brasileiros. Em ato falho, envolto em discurso confuso, afirmou que o “o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”... muito coerente com o seu raciocínio, que opõe crescimento à preservação ambiental. Perdeu a oportunidade de alçar o Brasil como líder de processo de desenvolvimento diferenciado, pautado em energias renováveis e valorização dos seus ativos florestais.

Do aproveitável, defendeu a adoção de metas voluntárias de redução de emissões, com base no desvio do business as usual, proposta apresentada aqui em Copenhague e incluída na Política Nacional de Mudança Climática, aprovada recentemente no Senado. E de forma bastante didática, rebateu o discurso europeu do avanço da cana-de-açúcar sobre a Amazônia, dizendo que o maior centro produtor de etanol está tão distante da floresta como Lisboa está de Moscou.

A ministra se esforçou para falar sobre meio ambiente, mas não convenceu...


Hopenhagen

O avião pousa em Copenhague e é inevitável o pensamento que o tempo frio e nublado da cidade não deve entusiasmar as discussões sobre medidas de enfrentamento do aquecimento global. O sentimento de estranhamento quanto à escolha da cidade que sedia a COP-15 é afastado pelo clima quente que envolve os recém-chegados no saguão do aeroporto – mensagens de esperança nos dizem ‘bem-vindos a Hopenhagen’.