Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Debate sobre biocombustíveis no Bella Center


O setor sucro-alcooleiro, mais recentemente auto=denominado ‘sucro-energético’, já aprendeu que não adianta só falar para brasileiro. O presidente da UNICA, Marcos Jank, e o Deputado Federal, Luciano Pizzato, participaram de mesa redonda sobre biocombustíveis, localizada em arena de discussões aberta no centro do Bella Center. Os demais setores precisam tomar coragem e fazer o mesmo, para mostrar ao mundo o que também vêm fazendo pelo clima... ou daqui a pouco, a China será a gigante das energias renováveis, como já começa a se falar na imprensa mundial. Só é lembrado quem aparece!

Entram no campo os chefes de Estado

No final do segundo tempo de jogo, embolou o meio de campo e os textos das negocições foram lançados para os principais atacantes das delegações, os chefes de Estado.

Depois da mudança do texto negociado pela diplomacia dos Estados partes, durante a noite, denunciada pelos países do G-77, os ânimos se acirraram e a conclusão do acordo parece ter ficado mais distante. Apesar dos discursos inflamados e cheios de convicção realizados ao longo da tarde no “segmento de alto nível”, as palavras de esperança ainda não estão no papel... e tudo leva a crer que a Dinamarca, que preside a Conferência está jogando pelos seus próprios interesses, aliada aos países desenvolvidos, que buscam a qualquer custo impor metas de redução igualitárias para os ricos e pobres.
Assinar esse acordo significa jogar fora dois anos de diálogo e rasgar o Protocolo e a Convenção, o que o Brasil, China e Índia não devem aceitar. O México, por sua vez, vem apoiando o grupo dos países desenvolvidos, mais especificamente os EUA, por motivos conhecidos e inconfessáveis.


Pérolas do discurso de Chávez

A COP parou para ver o discurso de Chávez, que citou Leonardo Boff, Eduardo Galeano e Rousseau, para contestar o capitalismo. Veja algumas de suas pérolas:
# Chávez critica o fantasma do capitalismo, que ronda os corredores da COP-15 e diz que se o clima fosse um banco, já estaria salvo.
# Chávez diz que o sistema deve mudar, não o clima.
# Recomenda a leitura de "Como os riscos destróem o planeta", já que 7% da população mundial é responsável por 50% das emissões.
# Chávez critica a falta de democracia na COP-15, referindo-se à não divulgação do texto negociado durante a noite, mas disse que não deveríamos estar supresos, pois não há democracia em lugar nenhum no mundo.
De longe, foi o discurso mais provocativo até o momento.

O clima esquenta na plenária da manhã

Brasil e G-77 reclamam que o texto negociado durante toda a noite não foi divulgado às partes, o que traz insegurança às negociações. Enquanto a Dinamarca diz tratar-se de falha de procedimento, os países em desenvolvimento afirmam que o ato atenta contra a democracia e ameaça as negociações da COP.