Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Chefes de Estado devem articular no jantar da Rainha

A redação dos textos do AWG-KP e do AWG-LCA, que deverão resultar nos acordos de Copenhague, está a cargo de diversos grupos de contato que trabalharão noite adentro. Há a expectativa que a recepção oferecida hoje à noite pela Rainha da Dinamarca aos chefes de Estado seja oportunidade ideal para soluções dos muitos pontos ainda abertos.

Paradoxo do aquecimento global.

Entrada de Ongs



A entrada de Ongs ao Bella Center foi quase totalmente barrada. Representantes protestam.

Lula faz discurso comportado e sem improvisos

Delegados assistem ao discurso de Lula


O discurso do presidente Lula seguiu o script. Reiterou o posicionamento brasileiro de continuidade do Protocolo de Quioto e avanço das ações de mitigação no âmbito da Convenção, com compromissos de redução ambiciosos para os países desenvolvidos. Defendeu a promoção de transferência de tecnologia e financiamento para que o Brasil possa cumprir suas metas internas de combate ao aquecimento global. Lembrou aos países que as negociações não tratam de jogo, em que os países podem esconder suas cartas. Foi um discurso comportado, que poderia caber aqui, em Bali, ou em Quioto.

Nos bastidores: reação da bancada ambientalista contra aprovação da lei que regulamenta competências em matéria ambiental

Enquanto a bancada ambientalista da Câmara dos Deputados está aqui em Copenhague, foi aprovada a lei complementar que regulamenta as competências dos entes federativos em matéria ambiental, do Deputado Federal Sarney Filho. Os deputados planejam manifesto ao Presidente Lula contra emenda proposta e aprovada ontem que determina que apenas o órgão licenciador tem o poder de fiscalização sobre o empreendimento licenciado.